Grécia alarma<br> Eurogrupo

No dia em que o se­ma­nário Der Spi­egel pu­blicou a no­tícia de que o go­verno grego es­tava a es­tudar a hi­pó­tese de aban­donar o euro, re­pre­sen­tantes dos prin­ci­pais países da zona euro reu­niram-se de emer­gência, no Lu­xem­burgo, para de­bater a crise.

No en­contro in­formal de dia 6 par­ti­ci­param os mi­nis­tros das Fi­nanças da Ale­manha, França, Es­panha e Itália, Wolf­gang Schäuble, Ch­ris­tine La­garde, Elena Sal­gado, e Giulio Tre­monti, res­pec­ti­va­mente, com o seu ho­mó­logo grego, Gue­górgos Pa­pa­cons­tan­tinou, o pre­si­dente do Banco Cen­tral Eu­ropeu, Jean-Claude Tri­chet, do eu­ro­grupo, Jean-Claude Juncker, e o co­mis­sário dos As­suntos Eco­nó­micos, Olli Rehn.

No final do en­contro, Junker re­cusou a pos­si­bi­li­dade de a Grécia aban­donar a união mo­ne­tária, mas ad­mitiu que o país pre­cisa de um novo «plano de ajus­ta­mento», dada a si­tu­ação de as­fixia da eco­nomia e, por re­flexo, das fi­nanças he­lé­nicas, um ano de­pois da in­ter­venção da troika FMI/BCE/UE.

Em Março, o go­verno grego con­se­guiu uma des­cida dos juros de 5,2 por cento para 4,5 por cento, e um pro­lon­ga­mento do prazo de re­em­bolso de três para sete anos e meio. To­davia, o mi­nistro das Fi­nanças grego voltou a in­sistir na ne­ces­si­dade de me­lhorar as con­di­ções do em­prés­timo, através de uma nova re­dução dos juros e do alar­ga­mento do prazo para 30 anos, se­gundo fontes ci­tadas pelas agên­cias in­ter­na­ci­o­nais.



Mais artigos de: Europa

<i>Bildu</i> vai às urnas

«A sim­ples sus­peita não pode cons­ti­tuir um ar­gu­mento ju­ri­di­ca­mente acei­tável para ex­cluir al­guém do pleno exer­cício do seu di­reito», lê-se no acórdão do TC que au­to­riza a co­li­gação basca Bildu a con­correr às elei­ções de dia 22.

SNP triunfa na Escócia

O Partido Nacional Escocês (SNP) alcançou a maioria absoluta no parlamento na sequência das eleições regionais realizadas, dia 5, na Escócia. Conquistando 69 (+23) lugares num total de 129, o triunfo dos nacionalistas abre caminho à organização de um referendo...

Greve pára Itália

Milhares de trabalhadores e estudantes manifestaram-se, dia 6, nas principais cidades de Itália, no decurso de uma jornada de greve geral convocada pela CGIL, a maior central sindical do país. A situação do trânsito foi particularmente complicada em Roma, onde a greve de quatro horas...

A dívida pública e o programa FMI-UE

1. A questão da dívida pública, pela sua dimensão e pelos constrangimentos que lhe estão hoje associados, constitui um problema real. Em Portugal, como noutros países da UE. Mas ela é também peça central da violenta ofensiva...